Código: | LAIS201 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | SS | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências e Tecnologias | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 2º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Helena Maria Espada Simões |
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Corpo docente: |
Ana Lúcia Caeiro Ramos Edgar Manuel dos Prazeres Duarte Canais Helena Maria Espada Simões |
Português
- Revela conhecimentos básicos sobre conceitos de saúde nas suas dimensões biológica,
psicológica e social.
- Identifica os determinantes da saúde e factores que promovem a segurança dos
indivíduos e das populações.
- Identifica os constructos sócio-cognitivos (como as crenças, atitudes e representações
sociais) presentes no universo da saúde.
- Analisa e reflete sobre problemáticas da saúde presentes no nossop quotidiano.
- Explicita o papel do Licenciado em Animação e Intervenção Sóciocultural em matéria de
Saúde.
- Planeia acções e intervenções compatíveis com a óptica da promoção da saúde, da
segurança e do bem estar.
- Constrói materiais no contexto da educação para a saúde que apoiem as acções que a
promovem.
- Reflecte sobre as implicações das aprendizagens desta disciplina para a sua futura
atividade como animador.
- Comunica usando adequadamente os meios electrónicos disponíveis: email, plataforma
moodle e ferramentas multimédia.
- Conceito de Promoção da Saúde
- Conceito de Saúde e seus determinantes.
- Problemáticas da saúde no nosso quotidiano.
- A Educação para a Saúde como estratégia da Promoção da Saúde
- O processo educativo – complexidade do processo de aprendizagem e de
mudança comportamental em saúde.
- Noções básicas de planeamento e programação em Educação para a Saúde
- Estratégias e técnicas pedagógicas em Educação para a Saúde
Outros conteúdos a abordar: em resposta aos interesses manifestados pelos
estudantes e ao desenvolvimento das atividades, serão abordados conteúdos em
áreas da saúde específicas com recurso, se pertinente, a especialistas convidados.
Os temas e os conceitos abordados permitem o desenvolvimento de uma visão ampla
do campo de acção da educação para a saúde e das diferentes teorias e modelos que
podem fundamentar projectos de intervenção nesta área. Pretende-se desenvolver uma
perspectiva abrangente e problematizadora do conceito de saúde, promoção da saúde e
educação para a saúde, nas suas diferentes dimensões.
No sentido de dotar os estudantes com os quadros conceptuais que lhes permitam
conhecer as Ciências da Saúde, compreender o seu papel na sociedade, desenvolver
competências e atitudes para a prevenção e promoção da saúde a UC é organizada de
forma modular com temas diferentes mas articulados entre si.
Nos módulos, de caráter teórico-prático, para além da exploração do papel do
licenciado em Animação em matéria de Promoção da Saúde e da reflexão sobre
diversos temas da saúde, pretende-se rentabilizar as vivências/experiências individuais
em favor do entendimento das temáticas.
O processo de aprendizagem incluirá: a) Pesquisas em bases de dados; b) Participação
em seminários c) Comunicação com o professor e colegas via email; d) Utilização da
página da disciplina através da plataforma interactiva; e) Realização de projectos de
intervenção em grupo (Elaboração de propostas; Planificação e desenvolvimento de
atividades; Implementação).
O projecto de intervenção, em grupo, parte da identificação de problemáticas reais,
relacionadas com contextos concretos, que podem ser ou a Escola Superior de
Educação/IPS ou as instituições seleccionadas no âmbito da UC de “Design,
Desenvolvimento e Avaliação de Projetos”, mais concretamente no contexto do “Projeto
de Intervenção Comunitária” que os estudantes têm de desenvolver no 2º semestre do
2º ano.
As metodologias de ensino reflectem a diversidade de temas e abordagens dentro da
educação para a saúde. A ênfase é colocada na concepção e implementação de
projectos de intervenção adequados a contextos específicos.
O trabalho desenvolvido na UC será objecto de avaliação contínua e avaliação sumativa.
Avaliação continua: participação e dinamização de atividades nas aulas, ao longo do
semestre, mediante calendarização a estabelecer.
Será objecto de avaliação individual a assiduidade e pontualidade, pertinência e qualidade das intervenções na sala de aula (10%).
Avaliação sumativa:
Teste Individual - 30%;
Trabalho de grupo – conceção e implementação de uma acção de intervenção no
âmbito da educação para a saúde adequada a um contexto específico (máximo de 5 elementos) - 60%
A classificação final resulta da média ponderada das classificações dos diferentes
momentos de avaliação.
Em todas as sessões presenciais teórico-práticas a assiduidade obrigatória é de 75%.
Nas sessões de orientação tutória a assiduidade obrigatória é de 90%.
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